terça-feira, 19 de junho de 2012

Africa vai atrás de prêmios

 Em dez anos, o Grupo ABC se tornou o 18.º maior conglomerado de comunicação do mundo, com faturamento de R$ 750 milhões, 2,1 mil funcionários e 14 empresas. Para internacionalizar a marca, o grupo investe pesado no Festival Cannes Lions de Criatividade deste ano, que começa no próximo domingo: alugou um hotel para 70 convidados, entre funcionários e clientes, que será rebatizado "ABC", e promoverá uma palestra com Bill Clinton, ex-presidente dos Estados Unidos. A meta é mostrar que o ABC, que cresce 20% ao ano, pode entrar para o "top 10" mundial da publicidade em até quatro anos.
O objetivo, estabelecido por Nizan Guanaes, uma das forças motrizes do grupo, exige a criação de uma grife capaz de atrair clientes de todo o mundo com interesse em investir no Brasil. "Nosso DNA é brasileiro, queremos atrair quem quer crescer aqui", afirma Nizan. O problema é que, por enquanto, tem gringo no samba do grupo. A marca mais conhecida do ABC hoje é a DM9DDB. Eleita quatro vezes como agência do ano em Cannes (a última delas em 2009), a DM9DDB é controlada pela multinacional Omnicom, que tem 60% do capital, e, portanto, fica com a maior parte dos louros conquistados. Por isso, a aposta do mercado é que o conglomerado invista todas as suas forças na "menina dos olhos" de um de seus fundadores: a Africa.

Criada com o "foco no cliente" (tanto que as maiores contas têm uma sala exclusiva na sede a agência), a Africa vai abandonar a filosofia de não se inscrever em prêmios e se renderá ao canto da sereia de Cannes. A partir do ano que vem, a agência passará a inscrever peças no festival. Nizan diz que a iniciativa foi motivada pela mudança de perfil do evento: "O cliente está dando mais valor ao festival. E nós temos de acompanhar."

Para um grupo se vender como força global, é fundamental ter um bom número de Leões de Ouro para exibir. "Ficar fora de Cannes é como trabalhar com automóveis e ignorar os salões de Detroit ou de Genebra", diz o executivo de um grupo rival.
 
A transição entre ignorar a premiação e a meta de ser um dos grandes vencedores exige uma estratégia bem urdida. E Nizan tem consciência disso. Embora o discurso oficial seja a comemoração dos dez anos do grupo, o ABC está indo a Cannes pavimentar terreno para o próximo ano. "A ideia provavelmente era inscrever trabalhos este ano", explica um ex-colega do publicitário. "Mas ele preferiu fazer um 'amistoso', construir relacionamento e se preparar para, em 2013, levar vários Leões e o título de agência do ano."
 
Notícia datada em 11 de junho de 2012.
Postagem por Dagmar Barros 

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